HIP-HOP


HIP-HOP
O hip hop (também referido como hip-hop) é uma cultura artística que iniciou-se durante a década de 1970 nas áreas centrais de comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas da cidade de Nova Iorque.[1] Afrika Bambaataa, reconhecido como o criador oficial do movimento, estabeleceu quatro pilares essenciais na cultura hip hop: o rap, o DJing, a breakdance e a escrita do grafite.[2] Outros elementos incluem a moda hip hop e as gírias.[3]
Desde quando emergiu primeiramente no South Bronx, a cultura hip hop se espalhou por todo o mundo.[4] No momento em que o hip hop surgiu, a base concentrava-se nos disc jockeys que criavam batidas rítmicas para pausas "loop" (pequenos trechos de música com ênfase em repetições)[5] em dois turntables, que atualmente é referido como sampling. Posteriormente, foi acompanhada pelo rap, identificado como um estilo musical de ritmo e poesia, com uma técnica vocal diferente para utilizar dos efeitos dos DJs.[6] Junto com isto surgiram formas diferentes de danças improvisadas, como a breakdance, o popping e o locking.[7]
A relação entre o grafite e a cultura hip hop surgiu quando novas formas de pintura foram sendo realizadas em áreas onde a prática dos outros três pilares do hip hop eram frequentes, com uma forte sobreposição entre escritores de grafite e de quem praticava os outros elementos.[7]

Etimologia

O termo "hip" é usado no Inglês vernáculo afro-americano (AAVE) desde 1898, onde significa algo atual, que está acontecendo no momento; e "hop" refere-se ao movimento de dança. Keith "Cowboy" Wiggins e Grandmaster Flash são creditados com a primeira aplicação do termo hip hop, em 1978, ao mesmo tempo que Flash provocava um amigo que acabava de ingressar ao Exército dos Estados Unidos, proferindo as palavras "hip/hop/hip/hop", imitando a cadência rítmica dos soldados.[8] Mais tarde, Cowboy classificou a cadência uma das atividades para um MC fazer no palco.[9] Como os grupos frequentemente eram compostos por um DJ e um rapper, os artistas foram chamados de "hip-hoppers". O nome originalmente foi concebido como um sinal de desrespeito, mas logo veio a identificar-se com esta nova forma de música e cultura.[10]
As canções "Rapper's Delight", do grupo Sugarhill Gang e "Superrappin'", de Grandmaster Flash foram lançadas em 1979 e obtiveram um alto sucesso.[9] Dois anos depois, Lovebug Starski, DJ do Bronx, lançou um single intitulado "The Positive Life", com referências a rappers. Então, DJ Hollywood utilizou o termo para se referir a um novo estilo de música, chamado rap.[11] O pioneiro do hip hop Afrika Bambaataa reconhece Starski como a primeira pessoa a utilizar o termo "hip hop", para se referir à esta cultura.[12]

História

O hip-hop emergiu em meados da década de 1970 nos subúrbios negros e latinos de Nova Iorque. Estes subúrbios, verdadeiros guetos, enfrentavam diversos problemas de ordem social como pobreza, violência, racismo, tráfico de drogas, carência de infra-estrutura e de educação, entre outros. Os jovens encontravam na rua o único espaço de lazer, e geralmente entravam num sistema de gangues, as quais se confrontavam de maneira violenta na luta pelo domínio territorial. As gangues funcionavam como um sistema opressor dentro das próprias periferias - quem fazia parte de algumas das gangues, ou quem estava de fora, sempre conhecia os territórios e as regras impostas por elas,devendo segui-las rigidamente.
Esses bairros eram essencialmente habitados por imigrantes do Caribe, vindos principalmente da Jamaica. Por lá existiam festas de rua com equipamentos sonoros ou carros de som muito possantes chamados de Sound System (carros equipados com equipamentos de som, parecidos com trios elétricos). Os Sound System foram levados para o Bronx, um dos bairros de Nova Iorque de maioria negra, pelo DJ Kool Herc, que com doze anos migrou para os Estados Unidos com sua família. Foi Herc quem introduziu o Toast (modo de cantar com levadas bem fraseadas e rimas bem feitas, muitas vezes bem politizadas e outras banais e sexuais, cantadas em cima de reggae instrumental), que daria origem ao rap.
Neste contexto, nasciam diferentes manifestações artísticas de rua, formas próprias, dos jovens ligados àquele movimento, de se fazer música, dança, poesia e pintura. Os DJs Afrika Bambaataa, Kool Herc e Grand Master Flash, GrandWizard Theodore, GrandMixer DST (hoje DXT), Holywood e Pete Jones, entre outros, observaram e participaram destas expressões de rua, e começaram a organizar festas nas quais estas manifestações tinham espaço - assim nasceram as Block Parties.
As gangues foram encontrando naquelas novas formas de arte uma maneira de canalizar a violência em que viviam submersas, e passaram a freqüentar as festas e dançar break, competir com passos de dança e não mais com armas. Essa foi a proposta de Afrika Bambaataa, considerado hoje o padrinho da cultura hip-hop, o idealizador da junção dos elementos, criador do termo hip-hop e por anos tido como "master of records" (mestre dos discos), por sua vasta coleção de discos de vinil.
DJ Hollywood foi um DJ de grande importância para o movimento. Apesar de tocar ritmos mais pop como a discoteca, foi o primeiro a introduzir em suas festas MCs que animavam com rimas e frases que deram início ao rap. Os MCs passaram a fazer discursos rimados sobre a comunidade, à festa e outros aspectos da vida cotidiana. Taki 183, o grande mestre do Pixo, fez uma revolução em Nova Iorque ao lançar suas "Tags" (assinaturas) por toda cidade, sendo noticiado até no New York Times à época. Depois dele vieram Blade, Zephyr, Seen, Dondi, Futura 2000, Lady Pink, Phase 2, entre outros.
Em 12 de novembro de 1973 foi criada a primeira organização que tinha em seus interesses o hip hop, cuja sede estava situada no bairro do Bronx. A Zulu Nation tem como objetivo acabar com os vários problemas dos jovens dos subúrbios, especialmente a violência. Começaram a organizar "batalhas" não violentas entre gangues com um objetivo pacificador. As batalhas consistiam em uma competição artística.

Hip Hop e a música eletrônica

Entre as diferentes manifestações artísticas do movimento hip hop, a música se insere como papel primordial para inúmeras variações existentes em nossos dias. Além dos DJs, MCs, das mixagens e do Rap, a bateria eletrônica e os sintetizadores complementaram o âmbito das discotecas. Tudo começou quando Afrika Bambaataa resolveu criar uma batida base para suas músicas inspirando-se num álbum do grupo musical criador do estilo techno, Kraftwerk. O sucesso foi de imediato com a música "Planet Rock", fazendo de sua batida eletrônica a mais copiada para composição de muitas outras músicas. Surgia o eletrofunk, que por sua vez derivou-se em muitos outros estilos, como por exemplo, o miami bass e o freestyle.[13]

No Brasil

O berço do hip hop brasileiro é São Paulo, onde surgiu com força nos anos 1980, dos tradicionais encontros na rua 24 de Maio e no metrô São Bento, de onde saíram muitos artistas reconhecidos como Thaíde, DJ Hum, Styllo Selvagem, Região Abissal, Nill (Verbo Pesado), Sérgio Riky, Defh Paul, Mc Jack, Racionais MCs, Doctors MCs, Shary Laine, M.T. Bronks, Rappin Hood, entre outros.
Atualmente existem diversos grupos que representam a cultura hip hop no país, como Df Zulu Breakers(Brasilia-DF)Movimento Enraizados, MHHOB, Zulu Nation Brasil, Casa de Cultura Hip Hop, Posse Hausa (São Bernardo do Campo), Associação de Hip Hop de Bauru, Cedeca, Cufa (Central Única das Favelas). A principal premiação do hip hop no país é o Prêmio Hutúz, em cerimônia realizada todo ano. É organizado pelo Hutúz e é considerado o maior da América Latina.

Multidimensionalidade do hip hop

Segundo Alejandro Frigerio, a principal característica das artes negras é seu caráter multidimensional, denso. A performance mistura, em níveis sucessivos, gêneros que para a cultura ocidental seriam diferentes e separados (músicas, poesia, dança, pintura). A interpretação, a fusão de todos esses elementos que faz dela uma forma artística que não seria equivalente à soma dos elementos separados. Para compreender a multidimensionalidade da performance, é necessário fazê-lo em seu contexto social. Fora deste contexto social, somente se compreenderiam alguns dos elementos, mas não só como um conjunto de dança, música, poesia e artes plásticas, senão como uma performance inserida num contexto social, neste caso marginal, cheio de problemas sociais, educacionais e de exclusão social. Este contexto social é o que dá sentido à performance.

A importância do estilo pessoal

O diálogo entre a performance e a realça e o caráter criativo da performance. "O contraponto com um interlocutor também leva ambas performance a maiores e melhores desempenhos". O estilo pessoal é de grande importância na performance porque as características próprias de cada performance acrescentam as possibilidades de inovação e de criação de novos estilos. "Espera-se que o performance não só seja competente, mas que também possua um estilo próprio, o que pode ser observado na cultura negra urbana contemporânea, por exemplo, em todos os aspectos do hip-hop". O estilo pessoal não se valoriza em situações de representação, também é importante em todos os aspectos da vida cotidiana (estética, cumprimento, fala etc).

Cinco pilares

 

DJ (disc-jockey)

Operador de discos, que faz bases e colagens rítmicas sobre as quais se articulam os outros elementos, hoje o DJ é considerado um músico, após a introdução dos scratches de GradMixer DST na canção "Rock it" de Herbie Hancock, que representa um incremento da composição e não somente um efeito. O breakbeat é a criação de uma batida em cima de composições já existentes, uma espécie de loop. Seu criador DJ Kool Herc desenvolveu esta técnica possibilitando B.Boys a dançarem e MCs a cantarem. O Beat-Juggling já é a criação de composições as pelos DJ nos toca-discos, com discos e canções diferentes. Há diversos tipos de DJs: o DJ de grupo, de baile/festas/aniversários/eventos em geral e o DJ de competição. Este por sua vez, faz da técnica e criatividade, os elementos essências para despertar e prender a atenção do público. Um DJ de competição é um DJ que desenvolve e realiza apresentações contendo scratchs, batidas e até frases recortadas de diferentes discos (samples). Esses DJs competem entre si usando todo e qualquer trecho musical de um vinil.

Rapping

O rap é um ritmo de música parecido com o hip hop, que engloba principalmente rimas, e é um dos cinco pilares da cultura hip hop. A tradução literal de rap é Rhythm and Poetry,[14] ou seja, uma poesia feita através de rimas, geralmente feitas em uma velocidade superior à do hip hop, tendo como exemplo o grupo The Last Poets.[15] O rap na maioria das vezes é feito sem acompanhamento de nenhum instrumento, ou simplesmente um DJ mixer.
Um grupo de MCs em apresentação

MC (master of cerimonies)

Mestre de Cerimônia, é o porta-voz que relata, através de articulações de rimas, os problemas, carências e experiências em geral dos guetos. Não só descreve, também lança mensagens de alerta e orientação, o MC tem como principal função animar uma festa e contribuir com as pessoas para se divertirem. Muitos MCs no início do hip-hop davam recados, mandavam cantadas e simplesmente animavam as festas com algumas rimas. O primeiro MC foi Coke La Rock, MC que animava as festas de Kool Herc.No Brasil os primeiros rimadores foram Jair Rodrigues, Gabriel o pensador entre grupos como balinhas do rap, Thaíde e DJ Hum, Racionais Mcs.O MC é aquele que através de suas rimas mostra as varias formas de reivindicação, angustias e injustiças com as classes socias mais desfavoraveis mostrando o poder da transformação.

Break dance

Grafite registrado no Rio de Janeiro
Break Dance (B-boying, Popping e Locking), por convenção, chama-se todas essas danças de Break Dance. Apesar de terem a mesma origem, são de lugares distintos e por isso apresentam influências das mais variadas. Desde o início da década de 1960, quando a onda de música negra assolou os Estados Unidos, a população das grandes cidades sentia uma maior proximidade com estes artistas, principalmente por sua maneira verdadeira de demonstrar a alma em suas canções. As gangues da época usavam o break para disputar território, a gangue que se destacava melhor era a que comandava o território.A dança é inspirada nos movimentos da guerra.

 Grafite

Expressão plástica, o grafite representa desenhos, apelidos ou mensagens sobre qualquer assunto, feitas com spray, rolinho e pincel em muros ou paredes. Sendo considerado por muitos uma forma de arte, diferente do "picho", que têm outra função de apenas deixar sua marca, o grafite é usado por muitos como forma de expressão e denúncia.

Impacto Social

Dança


A dança hip hop inclui uma grande variedade de estilos, nomeadamente breaking, locking, popping, e krumping. Breaking, locking e popping foram desenvolvidos na década de 1970 por negros e Latino-americanos. O krumping surgiu na década de 1990, em comunidades Afro-americanas, em Los Angeles. O que separa a dança do hip hop de outras formas de dança são os movimentos de improvisação (freestyle) e que os dançarinos de hip-hop freqüentemente se envolvem em disputas nas competições de dança. Sessões de Freestyle e disputas geralmente são realizadas em uma cipher, um espaço de dança circular que se forma naturalmente uma vez que a dança começa.

Moda

A moda do hip hop é um estilo de se vestir de origem afro-americana, caribenha e latina, que teve origem no bairro The 5 Boroughs, em Nova Iorque, e mais tarde influenciou em cenas do hip hop em Los Angeles, Galesburg, Brooklyn, Chicago, Filadélfia, Detroit, Porto Rico, entre outros. Cada cidade contribuiu com vários elementos para o seu estilo geral visto hoje no mundo inteiro.[16][17][18]
Geralmente, as roupas utilizadas no hip hop são largas, para que os movimentos fiquem maiores, dando mais efeito visual para a dança. Também são utilizados bonés, muitas vezes virados para trás ou de lado. Na maioria das vezes, as roupas são vistosas.


Racionais MC's

Racionais MC's

Informação geral
Origem
Período em atividade
1988–atualmente
Gravadora(s)
Integrantes
Racionais MC's é um grupo brasileiro de rap e hip hop alternativo, cuja ideologia é divulgar a desigualdade social e racial no Brasil. As letras de suas músicas falam sobre a realidade das periferias urbanas brasileiras, discutindo sobre o crime, pobreza, preconceito social e racial, drogas e consciência política. Formado por Mano Brown (Pedro Paulo Soares Pereira), Ice Blue (Paulo Eduardo Salvador), Edy Rock (Edivaldo Pereira Alves),KL Jay (Kleber Geraldo Lelis Simões), o grupo teve início em 1988, na cidade de São Paulo.
Usando a linguagem da periferia, com expressões típicas das comunidades pobres com o objetivo de comunicar-se de forma mais eficaz com o público jovem de baixa renda, as letras do grupo fazem um discurso contra a opressão à população marginalizada na periferia e procuram passar uma postura contra a submissão e a miséria. Apesar de atuar essencialmente na periferia paulistana, de não fazer uso de grandes mídias e se recusar a participar de grandes festivais pelo Brasil, o grupo vendeu durante a carreira cerca de 1 milhão de cópias de seus álbuns.

História

Um dos principais grupos de rap e hip hop brasileiros, os Racionais MC's surgiram no final da década de 1980. A primeira gravação foi feita em 1988, quando o selo Zimbabwe Records lançou a coletânea 'Consciência Black, Vol I. Neste LP, apareceram os dois primeiros sucessos do grupo: "Pânico na Zona Sul" e "Tempos Difíceis". Ambas canções apareceriam dois anos depois em Holocausto Urbano, primeiro disco solo do grupo de rap.[1] No LP, os Racionais MC's denuncia em suas letras o racismo e a miséria na periferia de São Paulo, marcada pela violência e pelo crime. O álbum tornou os Racionais MC's bem conhecidos na periferia paulistana, o grupo fez uma série de shows pela Grande São Paulo. Ainda naquele ano, o conjunto fez dois na Febem.
Em 1991, os Racionais MC's abriram para o show do pioneiro Public Enemy, um dos mais famosos grupos de hip hop americano, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. A popularização na periferia de São Paulo fez com que os integrantes dos Racionais MC's passassem a desenvolver trabalhos especialmente voltados para comunidades pobres, dentre os quais um projeto criado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, em que o conjunto realizou palestras em escolas sobre drogas, racismo, violência policial, entre outros temas. No final de 1992, foi lançado Escolha seu Caminho, segundo LP do grupo.
No ano seguinte, participaram do projeto "Música Negra em Ação", realizado no Teatro das Nações em São Paulo, e gravaram o disco Raio x Brasil, terceiro disco do conjunto, lançado em uma festa na quadra da escola de samba Rosas de Ouro, para um público estimado de 10 mil pessoas. Canções deste disco como "Fim de Semana no Parque" e "Homem na Estrada" (ambas de Mano Brown) fizeram grande sucesso em bailes de rap e nas rádios do genêro em todo o país.
Mano Brown, vocalista do grupo Racionais MC's.
Principal atração do Rap no Vale, um concerto de rap realizado no final de 1994, no Vale do Anhangabaú (centro de São Paulo), e que terminou em confusão e quebra-quebra, os membros do grupo foram presos pela polícia sob acusação de incitação à violência - a violência policial é um tema freqüente nas letras do grupo.[1] Ainda naquele ano, a gravadora Zimbabwe lançou a coletânea Racionais MC's.
Populares, os Racionais MC's participaram nos anos seguintes de vários concertos filantrópicos em benefício de HIV positivos, campanhas de agasalho e contra a fome, além de atuarem em protestos como o aniversário da Abolição dos Escravos no Brasil.
No final de 1997, foi lançado o disco Sobrevivendo no Inferno, pelo selo Cosa Nostra (do próprio grupo), que vendeu mais de 1 milhão de cópias. Dentre os grandes sucessos deste álbum estão "Diário de um Detento", "Fórmula Mágica da Paz", "Capítulo 4, Versículo 3" e "Mágico de Oz". Com esse disco, os Racionais MC's deixavam de ser um fenômeno na periferia paulistana para fazer sucesso entre outros grupos sociais. Apesar disso, o grupo adotou uma postura antimídia. Um exemplo notório foi a cerimônia de premiação do Video Music Brasil, da MTV Brasil, quando Mano Brown provocou a plateia presente no evento, ao dizer que a mãe dele já teria lavado a roupa de muitos daqueles "boys", e ressaltou que o público dos Racionais MC's continuaria sendo o da periferia.[2]
Em 2002, o grupo lançou Nada Como um Dia Após o Outro Dia, disco duplo que, assim como seu antecessor, foi bem recebido pela crítica. Entre os maiores sucessos estão "Vida Loka I", "Vida Loka II", "Negro Drama", "Jesus Chorou" e "Estilo Cachorro".[3] Em 2006, o grupo lançou 1000 Trutas, 1000 Tretas, primeiro DVD do grupo. Em 5 de maio de 2007, os Racionais fizeram um show na Virada Cultural de São Paulo, mas os fãs da banda entraram em confronto com os policiais transformando o evento em um campo de batalha.[4] Desde então, a participação de grupos de rap no evento é minúsculo.[5][6]
Em 2010, a estruturação dos membros dos Racionais foi toda reformulada, com a exceção do vocalista Mano Brown e seu primo Ice Blue. Edi Rock passou a fazer aparições esporádicas nos shows e KL Jay fez parceria com outros rappers. Ocorreu também uma mudança no lírico tratado pelo grupo, que antes era conhecido por suas letras agressivas.[7] A previsão do novo álbum dos Racionais MC's está feita para 2011.

Discografia

1000 Trutas, 1000 Tretas, álbum mais recente dos Racionais MC's.
A discografia de Racionais MC's consiste em três coletâneas, cinco álbuns de estúdio e dois álbuns ao vivo. Sobrevivendo no Inferno, lançado em 1998,[8] foi o que teve mais vendas. O grupo já lançou mais de 10 trabalhos.

Coletâneas

Álbuns de estúdio

Álbuns ao vivo

Videografia

DVDs

Prêmios

Ano
Prêmio
Categoria
Ref
Grupo ou Artista Solo
Melhores artistas da década

Jay-Z



Informação geral
Nome completo
Shawn Corey Carter
Jigga, Jay, Hova, Hov
Data de nascimento
4 de Dezembro de 1969 (40 anos)
Origem
Período em atividade
1986 - atualmente
Gravadora(s)
Afiliações
Jaz-O, Memphis Bleek, Beanie Sigel, Amil, Alicia Keys, Beyoncé, Linkin Park, LL Cool J, Rihanna, Kanye West, R. Kelly, T.I., UGK, Jim Jones, Freeway, The Notorious B.I.G., Nas, Foxy Brown, Pharrell & Coldplay
Shawn Corey Carter (Brooklyn, 4 de dezembro de 1969), mais conhecido pelo seu nome artístico Jay-Z, é um rapper, produtor e homem de negócios estadunidense.[1] Ele é um dos artistas de hip hop mais bem-sucedidos da história,[2] possuindo em 2009 um patrimônio líquido superior a US$ 150 milhões.[3] Vendeu cerca de 40 milhões de cópias de seus álbuns em todo o mundo,[4] tendo recebido dez Grammy Awards pelo seu trabalho musical e um número elevado de nomeações.[5]
Jay-Z é o co-proprietário do The 40/40 Club, do clube da NBA New Jersey Nets, e ainda criador da linha de roupas Rocawear. Ele também é ex-CEO da Def Jam Recordings[6] e um dos fundadores da Roc-A-Fella Records e da Roc Nation. Como artista, ele detém o recorde do maior número de álbuns por um artista solo na Billboard 200.[7] Ele também possuiu quatro singles número um na Billboard Hot 100, sendo um como artista principal. São estes: "Heartbreaker" com Mariah Carey, "Crazy in Love" com Beyoncé, "Umbrella" com Rihanna e "Empire State of Mind" com a participação especial de Alicia Keys.
Juntamente com o seu sucesso musical e financeiro, Jay-Z também é conhecido por ter rivalidades com outros artistas de rap, mais notadamente a famosa briga com Nas, que acabou sendo resolvida em 2005.[8] Ele se casou com a cantora de R&B Beyoncé Knowles em 4 de abril de 2008 em uma cerimônia fechada.[9] Em 11 de dezembro de 2009, Jay-Z foi escolhido pela revista Billboard como o décimo melhor artista musical da década, sendo o quarto rapper da lista, atrás de Eminem, Nelly e 50 Cent.[10]

Biografia

Infância e juventude

Jay-Z (topo) com um amigo (esquerda) em foto aproximadamente de 1988.
Shawn nasceu em um projeto habitacional de Bedford-Stuyvesant, bairro central do Brooklyn, Nova Iorque.[11] Ele foi abandonado pelo seu pai e, aos doze anos, atirou no ombro do seu irmão para pegar as joias dele.[12][13] Jay-Z estudou na Eli Whitney High School no Brooklyn, juntamente com o também rapper AZ, até ela ser fechada. Após, ingressou na George Westinghouse Career and Technical Education High School no Downtown Brooklyn, onde também estavam The Notorious B.I.G. e Busta Rhymes, e na Trenton Central High School, mas não se formou.[14] Em suas músicas, ele refere que na adolescência se envolveu com a venda de crack.[13]
De acordo com a sua mãe, Gloria Carter, Jay-Z acordava seus irmãos à noite com barulhos de tambores e instrumentos de cozinha. Eventualmente, ela lhe comprou um boombox para seu aniversário, o que provocou seu interesse na música. Ele começou fazendo freestyles, escrevendo canções, seguindo as músicas de artistas populares da época.[15] Em sua vizinhança, Shawn era conhecido como "Jazzy", um apelido que acabou evoluindo e tornando-se "Jay-Z". O nome artístico também é uma homenagem ao seu mentor musical, Jaz-O, bem como para as linhas de trem J/Z da Avenida Marcy no Brooklyn.[11]
Jay-Z participou de diversas gravações junto com Jaz-O no final da década de 80 e início da década de 90, incluindo "The Originators" e "Hawaiian Sophie".[16] Ele também ganhou diversas batalhas de rap com LL Cool J neste período para disputar o contrato com uma gravadora.[17] Jay-Z se tornou conhecido por um grande público pela sua participação especial em "Show and Prove", canção de Big Daddy Kane. Kane se referiu neste período a Jay-Z como um "hype man",[18] conforme sua afirmação: "As suas aparições basicamente são no palco. Se algum dia eu sair do palco para ir trocar de roupas, gostaria de trazer Jay-Z e Positive K, e deixá-los fazendo um freestyle até a hora em que eu voltar."[19][20] Fez uma participação na popular canção "Da Graveyard" de Big L, e gravou em 1994 seu primeiro single, "I Can't Get With That", o qual foi acompanhado de um videoclipe.[21]

1996-1997: Início da carreira e primeiro álbum

Quando iniciou sua carreira profissional, Jay-Z não conseguia assinar contrato com nenhuma grande gravadora. Então, ele, juntamente com Damon Dash e Kareem Biggs criaram uma marca independente, a Roc-A-Fella Records. Após adquirir um contrato com a Priority Records para distribuir o seu material, Jay-Z lançou seu álbum de estreia em 1996, Reasonable Doubt, com batidas do aclamado DJ Premier e uma notável participação de The Notorious B.I.G.[22]. Apesar de atingir apenas a 23ª posição da Billboard 200, o disco foi bem recebido pela crítica.[11] Este álbum viria a ser incluído na lista dos 500 melhores álbuns de sempre feita pela revista Rolling Stone como o 248º, e adquirindo a certificação de platina pela RIAA.[23]
Depois de assinar um novo contrato de distribuição com a Def Jam Recordings em 1997, Jay-Z lançou In My Lifetime, Vol. 1.[24] Executivamente produzido por Sean "Diddy Combs", o álbum vendeu mais do que o seu trabalho anterior. Jay-Z explicou posteriormente que este álbum foi feito em um dos piores momentos da sua vida, após a morte do amigo The Notorious B.I.G; ele foi uma revelação pessoal do rapper sobre a sua rígida educação.[25] A brilhante produção do disco ficou como um contraste em relação ao seu lançamento anterior. A produção continuou sendo feita por parte de DJ Premier e Ski, de Reasonable Doubt. Como o anterior, In My Lifetime, Vol. 1 foi certificado como platina nos Estados Unidos.[23]

1998-2000: Acusações criminais e início do sucesso

Em 1998, Jay-Z lançou seu terceiro álbum, Vol. 2... Hard Knock Life, o qual trouxe o maior sucesso da sua carreira até então, "Hard Knock Life (Ghetto Anthem)". Ele se baseou no flow e rimas rápidas com trocadilhos, continuando com sua alternância nas batidas sonoras.[26] Ele foi produzido por nomes importantes do ramo musical, como Swizz Beatz, Timbaland, DJ Premier, entre outros. Canções lançadas no álbum que alcançaram as paradas musicais são "Can I Get A...", com a participação de Ja Rule e Amil; e "Nigga What, Nigga Who", o qual também contava com Amil. Vol. 2 foi um dos álbuns mais bem-sucedidos comercialmente de Jay-Z, tendo sido certificado 5× platina nos Estados Unidos e vendido cinco milhões de cópias.[23] O CD ganhou um Grammy Award, no entanto Jay-Z boicotou a cerimônia protestando a não-indicação de DMX para o prêmio.[27]
Em 1999, Jay-Z lançou Vol. 3... Life and Times of S. Carter, um álbum que provou ser um sucesso e vendeu 3 milhões de cópias por todo o mundo.[23] "Big Pimpin'", que contou com a participação especial de UGK, foi o principal single de Vol. 3. Ao mesmo tempo, ele foi acusado de esfaquear o produtor musical Lance "Un" Rivera, que havia sido observado contrabandeando Vol. 3... Life and Times of S. Carter. O esfaqueamento teria ocorrido na festa de lançamento do álbum solo do rapper Q-Tip no Kit Kat Klub, um extinto clube noturno localizado em Times Square, Nova Iorque, em 9 de dezembro do mesmo ano.[28] Os associados de Jay-Z foram acusados de causar uma "comoção" no público, servindo de cobertura enquanto Jay-Z supostamente esfaqueou Rivera com uma lâmina de cinco polegadas (127mm) no estômago.[29]
Inicialmente, Jay-Z negou o incidente e se declarou inocente quando um membro do júri retornou com uma acusação. Os advogados do rapper alegaram que ele não estava por perto de Rivera quando ocorreu o esfaqueamento. Eles apresentaram testemunhas e vídeos do clube que revelaram nenhum envolvimento de Jay-Z. Porém, mais tarde ele se confessou culpado do delito que resultou em uma sentença de três anos em liberdade condicional.[30]
Em 2000 o cantor ajudou a escrever a faixa "Get Down With Me" com as Spice Girls para o álbum Forever, fazendo participações na música também.
Mais recentemente, e depois do lançamento de Unfinished Business, em que atua ao lado de R.Kelly, e de Collision Course, em que divide o palco com o Linkin Park, Shawn Carter foi nomeado para o cargo de presidente da Def Jam Records.
Jay-Z chegou a afirmar que The Black Album seria o seu último álbum, mas aparentemente tudo não passou de manobra de marketing, pois ao que parece o MC continuará a lançar as suas obras.
Jay-Z hoje é um rapper muito conceituado, porém no passado quase formou o que para muitos seria um super grupo, agenciado por Irv Gotti, dono da Murder Inc. Jay-Z quase se uniu em um só grupo com outros dois renomados rappers, DMX e Ja Rule, este para muitos seria um grupo dos sonhos, porém apesar de não ter se concretizado Jay-Z, DMX e Ja Rule fizeram algumas músicas juntos como "Murdagram" e "It's Murda". Jay-z também fez participação na musica I GET MONEY (REMIX) ,de 50 Cent e P.Diddy.