Samba-Reggae


Samba-Reggae
Samba-reggae é um gênero musical nascido no estado da Bahia.
O samba-reggae, nasceu da difusão do Samba Duro (uma variante do Samba de Roda[1]) com o Reggae e o Funk apresentando dois tambores, um pandeiro, um atabaque, uma guitarra ou viola eletrônica no lugar do cavaquinho e instrumentos da música latina, com forte influências do Merengue, da Salsa e de candomblé.[2]
O samba-reggae surgiu entre 1998 e 2000 na Bahia a partir de manifestações musicais de Margareth Menezes e Daniela Mercury, cantoras famosas de Axé Music e da antiga mistura entre olodum e reggae, que não foi muito para frente, além do Terra Samba. Entre 2002 e 2003 músicos como o Armandinho e o grupo Só Pra Contrariar lançaram seus CDs que continham Samba Reggae.
Nas temporadas de verão de 2003 esses músicos fizeram grandes apresentações ao vivo deste novo estilo músical, derivado do Samba. Por volta de 2004 o novo gênero musical chegou no Sudeste, passando pelo Rio de Janeiro, época em que o grupo Cidade Negra lançou famosas músicas do gênero como seu principal estilo. Em 2006 o antigo grupo de Partido alto e Axé Music, Inimigos da HP, laçou se CD ao vivo gravado em algumas praias do Brasil apresentando alguns hit's renovadores de Samba Reggae, mas ainda mantém o Pagode como principal estilo da banda.
Araketu
O Bloco-afro Ara Ketu ou Povo de Ketu fundado em 8 de Março de 1989 por moradores do subúrbio ferroviário de Periperi de Salvador na Bahia foi um dos primeiros blocos a mudar de estilo musical saindo da estética afro para o ritmo mestiço Axé no ano de 1990.
Constituído inicialmente por um bloco de percussão, Dançarinos e associados o “Ara” como é mais conhecido incorporou instrumentos de sopro, bateria e teclado para se reformular.
O bloco é comandado pela Banda Ara Ketu, que atualmente é comandada pela cantora Larissa Luz
Este ano de 2010, o Bloco Araketu comemora 30 anos com uma festa em Periperi, Subúrbio Ferroviário de Salvador, Bahia
Olodum
Olodum é um bloco-afro do carnaval da cidade do Salvador na Bahia. Foi fundado em 25 de abril de 1979 durante o período carnavalesco como opção de lazer aos moradores do Maciel-Pelourinho, garantindo-lhes assim, o direito de brincarem o carnaval em um bloco e de forma organizada. É uma Organização não Governamental (ONG) do movimento negro brasileiro.

Timbalada
A Timbalada é uma banda de origem da cidade de Salvador, Bahia. A banda é conhecida pelo seu axé music e por seu ritmo parecido com o Olodum e o Ilê ayê.
A banda é uma das atrações do Carnaval de Salvador, e representa bastante a etnia negra que existe na Bahia.

Margareth Menezes

Margareth Menezes (Salvador, 13 de Outubro de 1962) é uma cantora, compositora, produtora, atriz, diretora teatral e empresária brasileira ganhadora de dois troféus Caymmi, dois troféis Impresa, quatro troféis Dodô e Osmar, e indicada para o GRAMMY Awards e GRAMMY Latino.
Ainda pequena, Margareth, começou a cantar no coral da igreja local e, após conhecer Silas Henrique inicia sua carreira artísticas, inicialmente como atriz, ganhando em 1985, o prêmio de "melhor intérprete", em "Banho de Luz". Posteriormente, a cantora começou a se envolver com música, se apresentando em b ares da cidade, até que, se apresenta ao lado da Orquestra do maestro Vivaldo da Conceição, para 1 500 pessoas pessoas, sendo ovacionada.
Em 1987, grava o seu primeiro single, lançado como LP, ao lado de Djalma de Oliveira, "Faraó (Divindade do Egito)", vendendo mais de 100 mil cópias. Após isso, Menezes deu início a sua carreira bem-sucedida, lançando quatorze álbuns, sendo que dois desses, Ellegibô e Kindala, alcançaram o topo da Billboard Word Albums e, Pra Você e Brasileira Ao Vivo: Uma Homenagem Ao Samba-Reggae, receberam indicações ao GRAMMY Latino e GRAMMY Awards, respectivamente. Conhecida por interpretar a canção "Dandalunda", a cantora soma 21 turnês mundiais. Considerada pelo jornal Los Angeles Times a "Aretha Franklin brasileira", Menezes lançou recentemente Naturalmente Acústico, álbum que mostra um lado mais pop da cantora. Ela ainda lidera o movimento Afropop Brasileiro, que visa preservar e promover a cultura afro-brasileira, e criou a "Fábrica Cultural", uma organização não-governamental que ajuda crianças e adolescentes carentes. Todos os anos, a cantora leva sua trio elétrico, um dos mais tradicionais, às ruas de Salvador.

Carlinhos Brown
Carlinhos Brown, nome artístico de Antônio Carlos Santos de Freitas, (Salvador, 23 de novembro de 1962) é um cantor, percussionista, compositor, produtor e agitador cultural brasileiro. Na Espanha também é conhecido como Carlito Marrón.